SAÚDE

O Gengibre e seus benefícios

Foto de gengibre fresco e folhas em fundo bege

O gengibre é originário de uma raiz que contém propriedades termogênicas responsáveis pelo aumento do nosso metabolismo, proporcionando a capacidade de aumentar a queima de gordura corporal.

É também reconhecidamente um anti-inflamatório, antiespasmódico e anti-oxidante. Características estas que o habilitam a amenizar os sintomas de má digestão, refluxo, hipertensão, náuseas e vômitos.

O gengibre pode ser encontrado nos formatos em pó, desidratado e/ou fresco. Ou seja, a própria raiz. Os pontos de comercialização do gengibre são encontrados normalmente em feiras livres, lojas de produtos naturais e/ou até mesmo em supermercados.

É senso comum que o gengibre nos proporciona uma infinidade de benefícios para a saúde. Procuramos destacar aqui os principais benefícios que o gengibre representa para que possamos nos manter saudáveis.

Prevenção de refluxo e náuseas

Por ser considerado um anti-inflamatório e antioxidante em potencial, o gengibre combate inflamações estomacais, prevenindo e fortalecendo o tratamento de úlceras e gastrite. As propriedades antieméticas contidas no gengibre ajudam na digestão e, consequentemente, contribuem para a prevenção do refluxo e má digestão. Além de prevenir possíveis náuseas e vômitos.

Equilíbrio da pressão arterial e Diabetes

Por possuir várias propriedades que contribuem para melhorar o relaxamento e a elasticidade das artérias, o gengibre colabora para o controle da hipertensão.

O gengibre também possui propriedades que contribuem para inibir a enzima responsável pelas contrações dos vasos sanguíneos, evitando assim que a pressão arterial fique mais alta.

Por possuir propriedades que ajudam a proteger as células pancreáticas dos radicais livres, o gengibre também contribui para manter os níveis de insulina de forma adequada e, portanto, ajuda no controle do diabetes.

Prevenção de doenças cardiovasculares

As propriedades antioxidantes encontradas no gengibre são importantes para diminuir a quantidade excessiva de radicais livres do organismo. Desta forma, a oxidação das células de gordura é evitada permitindo um maior controle nas taxas de triglicerídeos e colesterol.

As propriedades anti-inflamatórias do gengibre também são importantes para atenuar a concentração de gorduras nos vasos sanguíneos. Isto permite uma melhora da circulação sanguínea e previne doenças cardiovasculares como por exemplo o infarto.

Foto de gengibre fresco e folhas em fundo bege

Fonte da Imagem: FreePikO Gengibre e Seus Benefícios

Combate de infecções a alívio de dores musculares

Bronquites, asma, resfriados e gripes podem ser combatidos preventivamente através da ingestão de gengibre, pois o mesmo possui propriedades antimicrobianas e bactericidas.

Pode também auxiliar no combate e tratamento de outras infecções como gengivite, amigdalite e faringite.

O gengibre também possui compostos bioativos que possuem funções analgésicas contribuindo para o alívio de dores musculares, além de possuir também funções anti-inflamatórias aliviando sintomas de dor em portadores de reumatismo, artrose e/ou artrite.

Previne azia

Os compostos bioativos encontrados na composição do gengibre, além dos anti-inflamatórios, contribuem para o relaxamento da musculatura estomacal. Desta forma, reduzem a acidez do estômago e, consequentemente, os sintomas de azia cessam.

Contribui no auxílio ao emagrecimento

O gingerol contido no gengibre, por ter propriedades termogênicas, acelera o metabolismo estimulando a queima de gordura do corpo. Além de ser um diurético natural muito potente e, portanto contribui para a eliminação do excesso de líquido no corpo, auxiliando no emagrecimento.

Formas de Preparo (Modo de Consumo)

O gengibre pode ser consumido em formatos variados e depender do gosto e da criatividade de quem vai consumi-lo. Através de preparações simples, como por exemplo sucos e chás. 

Ou ainda, através de receitas um pouco mais elaboradas com por exemplo saladas, sopas e/ou iogurte. É possível também encontrá-lo para o consumo através de cápsulas como suplemento.

Contra indicações

Para as pessoas que fazem uso de medicamentos anticoagulantes, é importante evitar o consumo de gengibre, pois o mesmo pode potencializar o risco de hemorragias.

Hipertensos e portadores de diabetes são aconselhados a consumir o gengibre apenas com acompanhamento médico, pois o mesmo pode causar hipotensão e/ou hipoglicemia em contato com medicações para estas doenças. O gengibre também deve ser evitado durante a gravidez.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

Os benefícios do gengibre são inúmeros, porém, é importante estar atento para evitar o consumo em excesso. Neste caso, vale a regra popular básica: “tudo demais é veneno”. A ingestão máxima de gengibre diária indicada é de no máximo 5 gramas. Acima desta quantidade poderão surgir efeitos colaterais como alteração nos batimentos cardíacos, diarreia, dores de estômago e/ou sonolência.

O organismo humano é repleto de peculiaridades e singularidades. Em função dessa singularidade, é óbvio que poderá reagir a certos estímulos de uma forma totalmente diferente de outro.

Portanto, é muito importante que qualquer tipo de tratamento, seja ele convencional e/ou alternativo, deve ser sempre acompanhado por um médico, pois ele é o profissional mais indicado para acompanhar e orientar adequadamente.

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>O Gengibre e seus benefícios</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>O Gengibre e seus benefícios</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>O Gengibre e seus benefícios</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo