SAÚDE

Malefícios do Açúcar

Foto pedaços de açúcar na mão sobre uma superfície preta

Quais os malefícios do açúcar para a nossa saúde? O açúcar é considerado por muitos estudiosos da área de saúde como o grande vilão no que diz respeito aos alimentos que mais prejudicam a nossa saúde.

São inúmeras as razões pela qual o açúcar sempre vai estar presente na lista de alimentos que causam mal ao nosso organismo. Os malefícios do açúcar podem ser elencados em uma lista que pode se tornar extremamente extensa. 

Vão desde uma simples cárie dentária, passando por obesidade, propensão ao diabetes, aumento das taxas de colesterol, gordura no fígado, gastrite, alterações no humor, podendo evoluir para casos mais graves como por exemplo o câncer ou até mesmos danos cerebrais.

Qual o efeito do açúcar no corpo humano?

Os malefícios do açúcar no corpo humano, se consumido de forma descontrolada, pode representar inúmeros prejuízos para a saúde. O consumo de açúcar de forma excessiva tende a potencializar o aparecimento de diversos tipos de doenças.

É evidente que todos sabemos que qualquer tipo de alimento consumido em excesso pode causar danos ao nosso organismo. Porém, no que diz respeito ao açúcar, esses danos são muito mais perigosos. O consumo excessivo de açúcar pode causar dependência.

Estudos apontam que o vício pelo consumo de açúcar pode causar dependência até maior do que a própria cocaína. Um estudo divulgado em 2007 revelou que, para os ratos de laboratório, o açúcar era mais viciante do que a cocaína.

O doce libera a dopamina, um neurotransmissor de boas sensações no cérebro que estão associados a sensação de bem estar, de modo que, à medida que envelhecemos, nos recompensamos com doces, muitas vezes à custa de nossa saúde.

Foto pedaços de açúcar na mão sobre uma superfície preta

Fonte da Imagem: FreePikMalefícios do Açúcar

Por que o açúcar causa inflamações no corpo?

Um dos principais malefícios do açúcar em nosso organismo é que ele é responsável por causar inflamações. Essas inflamações são oriundas de um processo denominado glicação. Em linhas gerais a glicação é a união de uma proteína com uma molécula de glicose.

Nessa junção, a função original da proteína é perdida fazendo com que a mesma assuma um papel que passa a agredir o nosso organismo causando inflamações ao mesmo. Isso faz com que a nossa resposta imunológica fique extremamente debilitada permitindo assim o surgimento de várias doenças.

O processo de inflamação do nosso organismo representa o principal mecanismo de defesa contra estímulos agressivos que tentam nos atacar. Normalmente esses estímulos agressivos tem origem na falta de qualidade dos alimentos que consumimos.

O que acontece se parar de consumir açúcar?

Alguns sintomas clássicos são bem comuns para aqueles que tentam parar de consumir açúcar de forma abrupta. Além dos malefícios do açúcar se consumido de forma excessiva, ainda temos que lidar com o problema da abstinência do mesmo, caso resolvamos parar de consumí-lo abruptamente.

Sintomas como alteração de humor, sensação de cansaço constante, fadiga, dor de cabeça são casos clássicos de quem se predispõe a cortar o açúcar da dieta de uma forma radical. Portanto, é importante ficar atento, pois o corte radical do consumo de açúcar pode não ser tão eficaz.

Sabemos que os malefícios do açúcar são imensos, porém, é muito importante compreender que, o corte radical de todas as fontes de açúcares da dieta também irá nos privar de uma importante fonte de energia com a qual o nosso cérebro já está acostumado.

Portanto, a eliminação do açúcar da dieta deve ser feita de forma gradual e, sempre que possível fazendo a substituição por outros tipos de alimentos que irão suprir a fonte de energia produzida pelo açúcar que consumimos anteriormente.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

Para finalizar, é importante levantar algumas questões sobre os carboidratos. Se optarmos pela decisão de consumir menos carboidratos, precisamos ter em mente que o açúcar de mesa, bem como o mel, não são os únicos culpados quando se fala em dependência de açúcar.

Existe uma diferença entre carboidratos simples e complexos que deve ser considerada. Os carboidratos complexos, à medida que são digeridos se transformam em açúcares simples antes de entrar na corrente sanguínea. Neste contexto, batatas fritas, por exemplo, podem ser consideradas tão ruins ou até piores que os doces propriamente ditos.

Controlar os níveis de insulina é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para manter a nossa saúde e evitar os malefícios do açúcar. Vale lembrar uma regrinha básica que funciona perfeitamente bem e pode ser resumida em apenas uma palavra: moderação.

Tudo demais é veneno. Portanto, os malefícios do açúcar poderiam ser amenizados consideravelmente de forma muito eficaz caso escolhêssemos nos alimentar com moderação evitando o excesso e cultivando o hábito de nos alimentar de forma comedida.

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>Malefícios do Açúcar</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>Malefícios do Açúcar</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>Malefícios do Açúcar</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo