SAÚDE

Como ganhar massa muscular?

Foto concentrada jovem fazendo bíceps com halteres

A resposta para a pergunta de como ganhar massa muscular envolve uma série de fatores que devem ser considerados, pois os mesmos exercem um impacto direto e devem ser observados atentamente sob pena de não se conseguir o objetivo desejado.

Aspectos como qualidade do sono, alimentação, atividades físicas regulares, repouso adequado da musculatura, intervalo entre exercícios. Todos esses fatores citados têm um impacto muito grande no objetivo de como ganhar massa muscular.

Outro fator importante a ser considerado também é com relação ao tempo que se leva para ganhar massa muscular. Tudo faz parte de um processo que, para ser alcançado de forma natural e saudável, demanda um certo tempo.

O que fazer para ganhar massa muscular rápido?

Para acelerar o processo de ganho de massa muscular, primeiramente é importante compreender que não existe milagre nem mágica. Os resultados vão ser adquiridos de forma natural e no tempo certo.

Porém, a adoção de algumas posturas podem acelerar o processo e permitir ganhar massa muscular mais rápido. A seguir apresentamos algumas atitudes que podem ajudar a acelerar o processo:

Dormir bem; treinar com intensidade pelo menos de três a cinco vezes por semana; continuar a atividade física mesmo que comece a sentir a musculatura “queimando”; realizar a atividade física de forma lenta; se alimentar com uma dieta rica em proteínas; comer carboidratos antes dos treinos.

O que se deve comer para ganhar massa muscular?

Para os que buscam ganhar massa muscular, o cuidado com a alimentação é certamente um dos principais pontos a serem observados. Ao contrário dos que querem apenas perder peso, para os que querem ganhar massa muscular orienta-se consumir mais calorias do que se gasta.

A dieta para aqueles que querem ganhar massa muscular deve estar baseada em alimentos que possam ajudar no ganho de massa muscular. Ou seja, alimentos à base de proteínas, gorduras, vegetais e carboidratos.

A título de sugestão, segue uma breve lista de alimentos que contribuem para o ganho de massa muscular: abacate; banana; carne; frango; feijão; grão-de-bico; leite; ovo; peixe; queijo e soja.

Quanto tempo demora para ganhar massa muscular?

O tempo é um fator preponderante, porém é também uma variante muito grande porque depende muito do organismo de cada pessoa, como também do metabolismo e comportamento da mesma.

De um modo geral, seis meses é um tempo médio que pode ser considerado para se ganhar massa muscular de forma saudável, desde que a pessoa pratique exercícios anaeróbicos regularmente e tenha uma alimentação adequada, preferencialmente orientada por um preparador físico e/ou nutricionista.

O que faz crescer o músculo?

Os músculos necessitam de sobrecarga para crescerem. Portanto, para provocar esse crescimento, é necessário um aumento tanto na carga de exercícios como na duração dos mesmos.

O aumento da massa muscular ocorre levando em consideração basicamente o equilíbrio de três fatores: a prática de atividades físicas de forma intensa e com regularidade, uma alimentação adequada e, não menos importante, um descanso adequado para o corpo.

Foto concentrada jovem fazendo bíceps com halteres

Fonte da Imagem: FreePikComo ganhar massa muscular

Exercícios para ganhar massa muscular

Quando o assunto é ganhar massa muscular, o primeiro exercício que temos em mente é, sem dúvida nenhuma, o levantamento de peso.

Porém, existem várias outras atividades como por exemplo, Pilates, natação, boxe, treinos funcionais, HIIT e treinamento suspenso ou TRX.

Lembrando que, tão importante quanto a atividade física escolhida para ganhar massa muscular, é a escolha de um profissional qualificado para realizar o acompanhamento.

Vitaminas para ganhar massa muscular

Muitas pessoas adotam o hábito de consumir certos tipos de vitaminas para complementar o processo de ganho de massa muscular. É importante ressaltar que o consumo saudável e adequado dessas vitaminas devem ser acompanhados e orientados por um profissional qualificado como por exemplo um nutricionista.

Vitaminas D, vitaminas do complexo B (principalmente a vitamina B12) e a vitamina C são todas indicadas e bem vindas para aqueles que buscam um ganho de massa muscular de forma saudável. Porém, é sempre importante ter em mente o acompanhamento de um profissional para orientar e indicar como consumir essas vitaminas.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

O processo do ganho de massa muscular pode estar acessível a qualquer pessoa que esteja disposta a manter uma dieta adequada, praticar exercícios físicos anaeróbicos com regularidade e proporcionar ao corpo o descanso necessário entre os intervalos de treinos (atividades físicas).

Porém, para aqueles que seguem um plano de treinamento com o objetivo de ganhar massa muscular e chegam ao objetivo desejado, percebem também que, talvez até mais importante do que o ganho de massa muscular, tenha sido o ganho em estar (sentir-se) saudável.

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>Como ganhar massa muscular?</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>Como ganhar massa muscular?</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>Como ganhar massa muscular?</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo