SAÚDE

Como diminuir o consumo de açúcar?

Foto palavra não feita de açúcar e xícara de café em fundo rosa plano

Diminuir o consumo de açúcar não é uma tarefa fácil, principalmente se levarmos em consideração o tipo de alimentação que temos ao nosso dispor. 

Para diminuir o consumo de açúcar é necessário além de muita força de vontade e determinação, uma estratégia que permita a implementação de uma rotina de hábitos sustentáveis que possamos manter ao longo do tempo para alcançar o objetivo desejado.

A dificuldade encontrada em diminuir o consumo de açúcar se dá, principalmente, porque muitos alimentos que consumimos diariamente não aparentam ter a quantidade de açúcar que realmente tem. Estudos recomendam que, em uma dieta de aproximadamente 2.000 calorias, deve-se consumir no máximo 25 gramas de açúcar por dia.

O que acontece se reduzir o consumo de açúcar?

Ao diminuir o consumo de açúcar, um dos primeiros ganhos substanciais é o fortalecimento do nosso sistema imunológico. Diminuir e/ou até mesmo cortar completamente o consumo de açúcar da nossa dieta traz um benefício evidente no fortalecimento das defesas do nosso organismo.

Um dos primeiros sintomas que o nosso organismo apresenta ao diminuir o consumo de açúcar é uma melhora substancial na nossa disposição para encarar as tarefas cotidianas.

O açúcar é um dos responsáveis por afetar o funcionamento de neurotransmissores responsáveis por nos manter em estado de alerta e atividade constante.

Quais os benefícios de diminuir o consumo de açúcar?

Ao diminuir o consumo de açúcar, podemos observar inúmeros benefícios com relação a uma série de mudanças apresentadas pelo nosso organismo. Em apenas uma semana, os sintomas e benefícios já começam a ser perceptíveis.

A melhora no estado de humor é um dos benefícios que podem ser alcançados ao diminuir o consumo de açúcar. O açúcar consumido em quantidades excessivas produz cansaço mental, além de irritabilidade e fadiga.

O açúcar é considerado por muitos nutricionista como um “vilão” para a nossa pele, pois, impede a renovação e sustentação dos tecidos epiteliais, deixando a pele mais frágil e com aspecto envelhecido. Portanto, diminuir o consumo de açúcar irá ajudar consideravelmente a manter o aspecto da sua pele mais saudável.

Além dos benefícios citados acima, existem outros como, por exemplo, a possível diminuição de peso, o controle dos níveis de glicose no sangue, diminuição da possibilidade de infecções através de fungos, já que o açúcar é um dos alimentos preferidos dos fungos.

Foto palavra não feita de açúcar e xícara de café em fundo rosa plano

Fonte da Imagem: FreePikComo Diminuir o Consumo do Açúcar

O que é melhor para substituir o açúcar?

Este é um tema que requer um certo cuidado e uma atenção especial pois, às vezes, ao tentar diminuir o consumo de açúcar, optamos por certos produtos que são tão prejudiciais para a nossa saúde quanto o próprio açúcar.

Existem no mercado uma variedade de adoçantes usados em substituição ao açúcar, porém, como o mesmo é composto de substâncias sintéticas, é importante estar atento para não usar em quantidades excessivas. 

Na verdade, o ideal seria optar por alternativas naturais, que, além de serem muito mais saudáveis, representam uma ótima opção em substituição ao açúcar. Podemos citar como exemplo a estévia, o mel, o melado de cana, o xilitol e até mesmo o próprio açúcar mascavo e/ou o demerara.

Quais os sintomas do consumo excessivo de açúcar?

Os sintomas do consumo excessivo de açúcar podem não ser tão evidentes ou, em princípio, não aparentar relação nenhuma com o consumo de açúcar. Porém, é importante estar alerta ao apresentar alguns dos seguintes sintomas:

Inchaço constante: uma das causas mais comuns de inchaços são problemas digestivos, que por sua vez, podem estar diretamente relacionados ao consumo de açúcar.

Pele ressecada e com aparência envelhecida: o açúcar ingerido absorve muita água do nosso organismo que, por sua vez, pode causar desidratação da pele e, portanto, se refletir em pele ressecada.

Alterações de humor: mudanças bruscas de humor podem ser causadas pelo consumo de açúcar em excesso, visto que há um grande pico hormonal tanto de insulina como de serotonina, e, logo em seguida, uma queda brusca destes mesmos hormônios.

Fadiga excessiva: Picos glicêmicos costumam reduzir drasticamente nosso estado de alerta do organismo provocando sonolência e muito cansaço.Portanto, diminuir o consumo de açúcar pode apresentar rapidamente uma grande melhora nos sintomas citados acima.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

Temos consciência de que diminuir o consumo de açúcar não é uma tarefa fácil, porém, se usarmos um pouco de inteligência com relação a escolha dos alimentos que consumimos diariamente podemos escolher opções mais sensatas.

Por ser uma substância profundamente viciante, não seria sensato cortar o consumo de açúcar completamente de uma hora para outra. Isso, certamente produziria sintomas de abstinência causando alguns desconfortos.

O mais indicado seria tentar diminuir o consumo de açúcar de uma forma mais gradativa e ir observando os benefícios apresentados pelo seu organismo. Para aqueles que nem se imaginam sem consumir açúcar, vale realmente a pena buscar essa experiência de uma forma compassada. Certamente o seu organismo irá agradecer profundamente.

[pdf texto={Gostou do Artigo? Baixe o PDF e compartilhe com um amigo(a). } corFundo={#1e73be} corLetra={#fff} corBorda={#1e73be} est={1}]

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>Como diminuir o consumo de açúcar?</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>Como diminuir o consumo de açúcar?</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>Como diminuir o consumo de açúcar?</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo