NOTÍCIAS

Projeto do Waze está por um fio?

Foto de mão humana segurando um telefone celular com mapa de navegação GPS contra um fundo laranja

Visando melhorar e aumentar a produtividade do seu time de desenvolvedores, a Google planeja fazer uma integração entre dois times que trabalham com projetos muito conhecidos do público em geral.  As equipes do Waze e Google Maps.

Recentemente a Google divulgou que pretende unir esses dois times em uma tentativa de reduzir os custos e, buscando uma forma de otimizar a produtividade. Esta decisão, porém, acende um sinal de alerta com relação ao futuro do aplicativo Waze

Mesmo com a união das duas equipes, o que sabemos até o momento é que o Waze continuará funcionando em um formato independente do serviço de localização da Google, o famoso Google Maps.

Waze – Um pouco de História

O Waze surgiu em 2008 através de um projeto de startup e tornou-se rapidamente conhecido pelo seu aplicativo que permitia além do mapeamento, também a navegação por GPS. O aplicativo funciona de maneira colaborativa em tempo real e possui versões tanto para Android como para iOs.

Como já era esperado e ocorre regularmente com bons projetos de startup, o Waze foi comprado pelo Google em 2013. Aproveitando a compra do Waze, o Google também realizou melhorias no seu serviço de geolocalização, o Google Maps.

Os recursos disponibilizados pelo Waze, vão desde alertas de radar com limite de velocidade, possíveis trechos engarrafados, e a possibilidade de escolher a melhor rota possível para chegar ao destino escolhido.

Foto de mão humana segurando um telefone celular com mapa de navegação GPS contra um fundo laranja

Fonte da Imagem: FreePikProjeto Waze

O Waze está realmente com os dias contados?

A junção dos times do Waze e Google Maps incorporou aproximadamente quinhentos colaboradores que trabalhavam no projeto de desenvolvimento de aplicativos para GPS (Google Geo), que, além de responder pelo Google Maps, também respondiam pelo Google Earth e pelo Street View.

De acordo com Caroline Bourdeau, relações públicas do Waze, a Google pretende manter o foco na marca apoiando a comunidade do aplicativo construída com o passar dos anos e garante que nada mudará.

Informa ainda que, a junção dos times trará benefícios para o Waze, pois o mesmo terá acesso às tecnologias usadas pelo Google Geo e estará trabalhando diretamente com o time antes responsável pelo Google Earth e pelo Street View, além do Google Maps.

Porém, o cenário real que se apresenta, parece apontar um outro rumo do que o descrito por Caroline Bourdeau. Uma das primeiras decisões tomadas após essa reestruturação foi o início de um processo gradual de afastamento de Neha Parikh, CEO do Waze. Vislumbra-se também a junção dos 2 apps em apenas um para otimizar custos operacionais.

Contenção orçamentária do Google pode ultrapassar o Projeto Waze?

Comenta-se que para os próximos meses, poderão ocorrer mais mudanças além da junção das equipes do Waze e do Google Maps. O motivo aparente são os resultados financeiros aquém do esperado apresentados pela Google no ano de 2022. O motivo deve-se, principalmente, à diminuição do número de anúncios veiculados nas suas plataformas.

Após a divulgação dos dados financeiros mais recentes, referentes ao terceiro trimestre, que foram disponibilizados em setembro, o CEO do Google, Sundar Pichai informou a intenção de desaceleração nos planos de expansão da empresa.

O foco agora estaria em procurar maneiras de fazer com que a empresa se torne mais produtiva para alavancar resultados financeiros mais promissores nos próximos períodos. Uma das metas para alcançar esses objetivos estaria a junção de equipes, como por exemplo a que aconteceu entre o Waze e Google Maps.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

Com este cenário exposto, não causará admiração alguma a possibilidade de mais equipes do Google seguirem o mesmo caminho dos times do Waze e do Google Maps, embora, nada esteja confirmado nesse sentido.

Portanto, 2023 é um ano que promete um cenário de muitas incertezas com relação às decisões sobre os caminhos futuros que irão percorrer os executivos do Google. Em princípio, ainda não se cogita a possibilidade de demissões.

Porém, todos sabemos que, em linhas gerais, a área de tecnologia tem passado por um período de grandes cortes de mão de obra em massa. Vejamos por exemplo o caso mais recente do Twitter. Portanto, não está descartada a possibilidade do Google seguir a linha do Twitter.

Maximizar lucros parece ser o foco principal da maioria dos empreendedores, mesmo que para isto tenha que se fazer a opção de minimizar recursos (principalmente recursos humanos). Porém, corre-se o risco de também se perder qualidade nos serviços prestados.

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>Projeto do Waze está por um fio?</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>Projeto do Waze está por um fio?</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>Projeto do Waze está por um fio?</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo