NOTÍCIAS

Inteligência Artificial – O Que Será de Nós?

Foto inteligência artificial nova tecnologia ciência futurista abstrato cérebro humano ai tecnologia cpu unidade de processador central chipset big data machine learning

A Inteligência Artificial, também conhecida apenas pela abreviatura de (IA) é um modelo de tecnologia que se apresenta cada vez mais evidente no nosso cotidiano. Desde simples aplicativos a sistemas robustos com capacidade para recomendar serviços de streaming.

Com a evolução crescente da Inteligência Artificial, veio à tona um debate que levanta questões a respeito do futuro da humanidade. O que o mesmo poderá vir a nos reservar em um ambiente onde percebemos o mundo cada vez mais automatizado?

Não há como negar os muitos benefícios que os recursos de Inteligência Artificial podem trazer para a sociedade, no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Entretanto, a automação de processos pode vir a gerar um impacto significativo no mercado de trabalho tornando a desigualdade social mais evidente.

O que é Inteligência Artificial?

Conceituar Inteligência Artificial parte do princípio de que estamos falando de uma tecnologia que permite a possibilidade de criarmos sistemas para executar tarefas que, até então, eram realizadas apenas por seres humanos.

Com os avanços dos algoritmos de Inteligência Artificial, atualmente é possível que as máquinas processem a analisem uma enorme quantidade de dados, a fim de aprender com eles para que possam tomar decisões inteligentes.

A Inteligência Artificial vem revolucionando o mundo dos negócios, sendo usada em áreas diversificadas como por exemplo, em sistemas de reconhecimento de voz, de imagem, assistentes virtuais e até mesmo em carros autônomos usando serviços de geolocalização.

Quais são as 4 definições de Inteligência Artificial?

De uma forma bem resumida, poderíamos apresentar as definições mais comuns que envolvem o conceito de Inteligência Artificial:

1- É um modelo de tecnologia focado em permitir que as máquinas possam ser programadas para executar tarefas normalmente realizadas por seres humanos;

2- É uma área de estudo que busca o desenvolvimento de técnicas e algoritmos capazes de permitir que as máquinas aprendam com um grande volume de dados, identificando padrões que permitam a tomada de decisões inteligentes.

3- É um campo de estudo que envolve várias áreas interdisciplinares e completamente distintas como matemática, ciência da computação, filosofia e psicologia, buscando entender o comportamento inteligente para replicação em sistemas computacionais.

4- Compreende um tipo de abordagem usado na resolução de problemas complexos usando modelos computacionais de Inteligência Artificial que imita a inteligência humana, como por exemplo, a lógica fuzzy, algoritmos genéticos e redes neurais.

Para que serve a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial pode ser usada em diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, previsão de tempo, auxiliando na elucidação de diagnósticos médicos, e/ou até mesmo auxiliando em melhorias da eficiência energética.

Também pode ser usada em assistentes virtuais para melhorar a experiência do cliente interagindo com o mesmo através de perguntas e respostas. Inclusive, podendo ser capaz de ajudar na escolha de produtos e serviços personalizados para os clientes.

Pode também ser usada na otimização de processos, previsão de tendência e identificação de oportunidades que, por acaso, possam vir a passar despercebidas aos olhos dos seres humanos. 

Em linhas gerais, a Inteligência Artificial tem um potencial enorme de transformar radicalmente a forma como vivemos e trabalhamos atualmente.

Foto inteligência artificial nova tecnologia ciência futurista abstrato cérebro humano ai tecnologia cpu unidade de processador central chipset big data machine learning

Fonte da Imagem: FreePikInteligência Artificial – O Que Será de Nós?

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

Abordaremos aqui os principais tipos de Inteligência Artificial, procurando identificar suas características e aplicações próprias.

O primeiro tipo de Inteligência Artificial é aquele baseado em regras. Ou seja, são usados um conjunto de regras explícitas para análise, aprendizado e posterior tomada de decisão que venha a ajudar na solução de algum problema. Um exemplo clássico de utilização  desse tipo de abordagem é, por exemplo, em programas de jogos de xadrez.

O segundo tipo abordado aqui é o aprendizado de máquina. Permite que as máquinas aprendam a identificar padrões a partir de um grande volume de dados, sem a necessidade de serem programadas explicitamente. Essa abordagem é bastante usada em sistemas de reconhecimento de voz e/ou imagem.

O terceiro tipo é a rede neural. A rede neural usa modelos matemáticos baseados no funcionamento do cérebro humano. Existem ainda outros tipos de abordagem como, por exemplo, a computação evolutiva.

Como Funciona a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial usa modelos matemáticos e algoritmos complexos que permitem às máquinas aprenderem a partir de um grande volume de dados e possam tomar decisões de forma inteligente.

Esses algoritmos de Inteligência Artificial são alimentados com uma quantidade massiva de dados brutos. Em seguida, são usadas técnicas de aprendizado de máquina e técnicas estatísticas para identificar padrões e fazer previsões.

Para que a Inteligência Artificial possa funcionar de forma adequada, é imprescindível que os algoritmos sejam alimentados com dados de relevância e alta qualidade para garantir a identificação precisa de padrões de comportamento. Isso permitirá a tomada de decisões assertivas em diferentes contextos.

Exemplos de Inteligência Artificial

Um exemplo prático de Inteligência Artificial é a assistente virtual Alexa, da Amazon. Neste exemplo, são usadas aprendizagem de máquina e linguagem natural buscando responder perguntas dos usuários da forma mais assertiva possível. Pode também ser usada para controlar dispositivos eletrônicos domésticos.

Reconhecimento facial é um outro tipo de tecnologia que utiliza conceitos de Inteligência Artificial. É bastante utilizado em sistemas de segurança e identificação de características faciais singulares, comparando-as com sua base de dados buscando encontrar possíveis correspondências.

Um outro campo onde os conceitos de Inteligência Artificial estão sendo utilizados é na condução de carros autônomos. Atualmente, funcionalidades como tomadas de decisão de direção em tempo real e detecção de obstáculos já são possibilidades reais.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

A proporção em que a Inteligência Artificial adquire um maior grau de sofisticação, cresce a preocupação com relação aos aspectos éticos de como a mesma deve ser utilizada. 

Para alguns especialistas, é real a preocupação no sentido de que a Inteligência Artificial possa vir a superar a inteligência humana.

Portanto, cabe ao ser humano manter o controle sobre a utilização da Inteligência Artificial sob o ponto de vista ético. Para a máquina, questões éticas são conceitos extremamente abstratos.

A ética pensada sob o ponto de vista humano vem carregada de sensibilidade, fato este que gera uma carga afetiva muito forte nas tomadas de decisões, fortalecendo ainda mais o instinto de preservação da espécie. 

Caso as decisões éticas sejam delegadas ao domínio da Inteligência Artificial, podemos estar correndo um sério risco de extinção da espécie humana. 

Enfim, a Inteligência Artificial, assim como todas as tecnologias que envolvem aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, redes neurais, são muito carentes de Inteligência Emocional.

Mesmo com toda a sofisticação e os avanços da Inteligência Artificial, a máquina ainda está bem distante de poder ter a sensibilidade caótica dos humanos, afinal, máquina não se apaixona e nem ama.

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>Inteligência Artificial – O Que Será de Nós?</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>Inteligência Artificial – O Que Será de Nós?</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>Inteligência Artificial – O Que Será de Nós?</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo