NOTÍCIAS

Aumento de casos de dengue assustam

Foto mosquito aedes está sugando sangue na pele humana.

O aumento nos casos de dengue causa preocupação ao Ministério da Saúde que alerta a população para uma conscientização no sentido da necessidade de promover ações para a prevenção da doença.

Com o início da temporada de chuvas, cresce a preocupação com a possibilidade de uma maior propagação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Quando comparado ao mesmo período do ano passado, observou-se que em 2022 houve um aumento de casos de dengue de aproximadamente 180%. Dados divulgados pelo próprio Ministério da Saúde através do seu boletim epidemiológico.

O Centro-Oeste foi a região que apresentou a maior taxa de incidência de casos de dengue, com 1.955 casos / 100 mil habitantes. Brasília foi o município que apresentou maior número de casos prováveis de dengue, com 66.080 registros.

Ações para combater o mosquito da dengue

De acordo com Cássio Peterka, Coordenador Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, o controle do vetor da dengue é o principal método utilizado para a prevenção e combate à doença.

“O vírus da dengue tem um potencial de disseminação geográfica muito rápido quando se tem um vetor. O vetor estando presente, possibilita uma maior transmissão e as pessoas infectadas transitam por essas regiões”, afirma.

A atuação dos Agentes de Saúde, o uso de inseticidas, bem como estruturas de pesquisa, são ações preventivas destacadas pelo Ministério da Saúde no combate à proliferação do mosquito da dengue (Aedes aegypti).

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que adquiriu quatro toneladas e meia de inseticidas e revigorou estoques e insumos tanto para prevenção como para os cuidados de pacientes com dengue. Investiu também na capacitação de profissionais, na manutenção de máquinas e em inspeções em todo o Distrito Federal (DF).

A Secretaria informa ainda que promove ações diárias de combate ao mosquito da dengue em todas as 33 regiões administrativas, contando com atividades educativas, pulverização de inseticida e vistorias de agentes de vigilância ambiental.

Semanalmente faz-se uma análise da incidência de casos por região, inclusive as cidades com maior incidência do mosquito da dengue. Depois de realizada essa análise, as regiões com maior incidência recebem ações intensificadas incluindo o uso de UBV Pesado (fumacê).

Paralelamente, ao longo do ano são feitos tratamentos focais em possíveis criadouros. Há também o tratamento costal nos terrenos, focando na eliminação das fêmeas infectadas com os possíveis vírus causadores da dengue.

A população deve se manter atenta

Apesar das ações preventivas desenvolvidas pelo poder público, a eliminação do mosquito transmissor da dengue não logra sucesso sem a participação efetiva da população.

Conforme relata o diretor de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Divino Valério, mais de 97% dos focos de mosquitos transmissores da dengue são encontrados em residências e ambientes de trabalho.

É muito importante estarmos atentos de forma constante observando nos quintais e outros locais se não há nenhum tipo de depósito que possa conter água. Qualquer artefato como por exemplo pneus, latas, baldes, bacias que contenham água são ambientes propícios para a proliferação do mosquito da dengue.

Para os locais de trabalho, quem trabalha em ambientes fechados, é muito importante procurar uma forma de mantê-los sempre o mais arejados possíveis para evitar uma maior incidência de casos de dengue.

Foto mosquito aedes está sugando sangue na pele humana.

Fonte da Imagem: FreePikAumento de casos de dengue assustam

Como prevenir a dengue

Manter todos os locais higienizados e evitar água parada continua sendo a forma mais eficaz de combate ao mosquito da dengue. Daí, a importância da participação consciente e diária de toda a população para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Segue algumas dicas práticas:

  • Manter caixas d’água sempre fechadas.
  • Tonéis e barris com água devem ser mantidos sempre tampados.
  • Tanques usados no armazenamento de água devem ser lavados semanalmente com escova e sabão.
  • Pratos com plantas devem permanecer sempre cheios de areia até a borda.
  • Descarte todo e qualquer objeto que possa acumular água parada.
  • Colocar lixo sempre em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada.
  • Não deixar acumular água sobre lajes.

Cursos voltados para o combate a dengue

O Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde firmaram parceria para ofertar de forma gratuita cursos para os profissionais da área de saúde sobre como diagnosticar e tratar casos de dengue conforme recomendações atuais do Ministério da Saúde.

Os cursos têm como foco principal os profissionais de nível superior da área de saúde com área de atuação na atenção básica. Já foram capacitados mais de 4.700 profissionais em cursos com uma carga horária de 10 horas/aula.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

Um dos maiores obstáculos encontrados no combate e enfrentamento ao mosquito da dengue é a falta de colaboração da população com relação a prevenção do Aedes aegypti.

Precisamos tomar consciência de que os governos municipais, estaduais e federais, por mais que busquem um controle efetivo da proliferação do mosquito da dengue, jamais terão sucesso sem a compreensão da população da sua importância nesse processo para o sucesso da operação.

Fonte: Brasil 61

 

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>Aumento de casos de dengue assustam</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>Aumento de casos de dengue assustam</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>Aumento de casos de dengue assustam</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo