ESPORTES

Pilates – para que serve?

Foto linda mulher loira positiva realizando exercícios de pilates, treinando em equipamento de barril.

O Pilates corresponde a prática de uma atividade física que objetiva proporcionar o controle da musculatura bem como produzir a consciência corporal visando sempre um equilíbrio entre o corpo e mente.

Esta prática nasceu em 1920 na Alemanha criada por Joseph Pilates partindo do princípio de que existe uma íntima ligação entre a saúde do corpo e a saúde da mente.

O Pilates consiste em uma série de exercícios onde são trabalhados equilíbrio, força, controle e flexibilidade, contribuindo assim para um alongamento e tonificação muscular, além de uma maior mobilidade nas articulações.

Quais são os benefícios do Pilates?

A prática do Pilates traz consigo inúmeros benefícios através dos seus exercícios que combinam controle de respiração e relaxamento produzindo assim um bem estar tanto físico quanto mental. Segue abaixo mais alguns benefícios produzidos pelo Pilates:

  • Aumento da capacidade de concentração;
  • Contribui para a prevenção da osteoporose;
  • Aumento da capacidade cardiorrespiratória;
  • Tonificação muscular e melhora na postura;
  • Promove consciência e controle muscular;
  • Auxilia no equilíbrio a na coordenação motora;
  • Contribui para a prevenção de lesões.
Pilates define o corpo e emagrece?

Por ser uma atividade que busca entre outras coisas fortalecer e tonificar a musculatura corporal, o Pilates também contribui para produzir um corpo bem definido.

Se praticado isoladamente, o Pilates, apesar de despender gastos energéticos, não contribui suficientemente para a perda de peso. Para aqueles que buscam o emagrecimento, é importante a prática de uma atividade aeróbica paralela ao Pilates.

O Pilates pode ser praticado por gestantes?

Por se tratar de uma atividade física de baixo impacto, o Pilates pode ser praticado por gestantes. Recomenda-se praticar em média três vezes por semana até o sétimo mês de gravidez.

Na prática do Pilates para gestantes, é importante observar alguns cuidados. Evitar a prática em locais muito fechados e com pouca ventilação. Aferir a pressão arterial no início e no final da sessão de Pilates é considerado um protocolo habitual. 

No período de gestão a praticante do Pilates deve estar atenta no sentido de evitar alguns tipos de exercícios de rolamentos, principalmente a partir do segundo trimestre da gravidez.

Quantas aulas de Pilates para dar resultado?

Algumas semanas de prática já é o suficiente para começar a sentir os resultados da prática do Pilates. Melhora na qualidade do sono, relaxamento, melhor capacidade de concentração são alguns dos benefícios que podem ser observados.

Por ser uma prática completamente individualizada, os resultados também são variáveis de pessoa para pessoa, além do que, deve-se levar em consideração o condicionamento no momento em que foi iniciada a prática do Pilates.

Quantas vezes se deve fazer Pilates por semana?

Se praticado pelo menos três vezes por semana, ao final do primeiro mês já é possível perceber os benefícios do Pilates.

Portanto, a recomendação ideal é praticar o método Pilates por pelo menos três vezes na semana, pois, desta forma o organismo alterna entre períodos de descanso e períodos de exercícios.

Foto linda mulher loira positiva realizando exercícios de pilates, treinando em equipamento de barril.

Fonte da Imagem: FreePikPilates – Para que Serve?

Aparelhos usados no Pilates

Os aparelhos usados no método Pilates são indispensáveis para a prática de alguns exercícios específicos. Grande parte desses aparelhos possuem mecanismos de funcionamento à base de molas.

Estas molas ajudam no sentido de facilitar a prática dos exercícios para aquelas pessoas que possuem alguma espécie de limitação física. Também podem ser usadas para dificultar os exercícios de acordo com a tensão usada nas molas.

Também é muito comum na prática do método Pilates a utilização de alguns acessórios como por exemplo, colchonetes de academia, esponja massageadora, bolas e até meias específicas.

Quais são os pontos negativos do Pilates?

Em linhas gerais, não há uma contra indicação e/ou restrição para a prática do Pilates. Porém, é importante observar certos cuidados em algumas situações específicas.

Portadores de diabetes descontrolada, hipertensos, hérnia de hiato, condromalácia patelar são casos em que o instrutor deve ser informado para que possam ser avaliados se devem ou não praticar o método Pilates.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

Em um mundo tão tenso e repleto de demandas que nos levam a uma carga de estresse desnecessária, é importante encontrar caminhos alternativos para descarregar as tensões do cotidiano.

A prática do Pilates pode ser uma boa alternativa principalmente por procurar trabalhar exercícios que envolvem relaxamento, controle da respiração, flexibilidade do corpo, postura, equilíbrio e força muscular. Os benefícios para a saúde do corpo e da mente proporcionados por esta atividade são inúmeros.

 

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>Pilates – para que serve?</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>Pilates – para que serve?</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>Pilates – para que serve?</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo