ESPORTES

O dia que Roger Federer Chorou

O dia que Roger Federer Chorou

No dia 23 de setembro de 2022 Roger Federer entra em quadra para disputar o que seria a sua última partida como tenista profissional. Ao lado de Rafael Nadal formaram duplas contra os tenistas americanos Jack Sock e Frances Tiafoe.

Este é certamente um dia que ficará marcado na história do tênis mundial como a despedida de um dos maiores gênios que já passou pelas quadras de tênis. Aos 41 anos uma das maiores lendas do esporte mundial se despede do circuito profissional do tênis.

Neste dia, o homem de gelo se derrete em lágrimas, e desaba em prantos como uma criança. Não sem motivos, pois ali estava se encerrando a carreira profissional de um dos mais vitoriosos esportistas de todos os tempos.

Imagem do Google – O dia que Roger Federer Chorou
A despedida de Roger Federer

O palco escolhido para a despedida de Roger Federer foi a O2 Arena de Londres, onde estava sendo realizada a Laver Cup, torneio entre equipes que faz parte do calendário da ATP – Associação dos Tenistas Profissionais desde 2019.

A escolha do palco não poderia ter sido melhor, pois o próprio Federer foi um dos idealizadores deste torneio. As equipes participantes são divididas entre o Time Europa e o Time Mundo (tenistas não europeus).

Como o próprio Federer destacou em seu discurso de despedida, as lágrimas não eram de tristeza e sim de emoção. Ao perceber que estava encerrando uma etapa de sua vida que durou 25 anos e lhe rendeu belíssimas vitórias além de recordes memoráveis.

Qual é o melhor tenista de todos os tempos?

Esta é uma pergunta um tanto quanto polêmica e difícil de responder com precisão. Principalmente se levarmos em consideração que podem ser usados mais de um critério. Por exemplo, qual critério teria maior peso: 1-Possuir o maior número de títulos de Grand Slams ou 2-Ter permanecido mais semanas no topo do ranking?

O fato é que, em todas as análises apontadas por especialistas no esporte, nunca se chega a um consenso de um nome único. Por questão de coerência e de justiça em um esporte tão competitivo, os especialistas sempre preferem divulgar uma lista dos melhores tenistas de todos os tempos.

Em todas as listas divulgadas, o nome do tenista suíço Roger Federer sempre esteve presente. Para os aficionados pelo esporte que já acompanham o tênis há algum tempo isto não representa nenhuma surpresa em função dos números da carreira vitoriosa de Federer.

Principais Torneios da ATP

Antes de apresentar os títulos conquistados por Roger Federer, preferimos fazer uma breve contextualização sobre os principais torneios que compõem o circuito profissional da ATP – Associação dos Tenistas Profissionais.

Os principais torneios da ATP disputados anualmente são:

ATP-250: Torneio do calendário ATP que concede 250 pontos para o campeão.

ATP-500: Torneio do calendário ATP que concede 500 pontos para o campeão.

ATP-Master-1000: Torneio do calendário ATP que concede 1.000 pontos para o campeão.

Grand Slam: Considerado o maior torneio da categoria, são realizados apenas 4 durante todo o ano e concede 2.000 pontos para o vencedor.

ATP Finals: Este torneio acontece no final de cada temporada e é disputado pelos oito tenistas que fizeram mais pontos durante a temporada.

Títulos de torneios vencidos por Roger Federer

Roger Federer possui a fantástica marca de 103 torneios vencidos no circuito profissional da ATP durante toda a sua carreira. Apresentamos abaixo a lista dos principais torneios vencidos por ele, com suas respectivas quantidades de vezes:

ATP-250: 25 títulos.

ATP-500: 24 títulos.

ATP-Master-1000: 28 títulos.

Grand Slam: 20 títulos.

ATP Finals: 6 títulos.

De posse de marcas tão astronômicas com relação ao número de títulos de ATP e portador de recordes que provavelmente pouquíssimos tenistas possam vir a superar, fica fácil compreender porque Roger Federer sempre consta na lista dos maiores tenistas da história.

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

Para quem acha que Roger Federer acabou, ele, simplesmente, de forma elegante como é da sua natureza, se retira dos palcos das quadras de tênis para assumir o seu lugar na eternidade da história do tênis mundial.

Obrigado Federer, você fez muito bem ao tênis. Sem a sua presença e participação efetiva durante todos esses anos o tênis não seria tão belo. Para um esporte profundamente exigente e difícil de jogar, você com sua elegância e simplicidade na forma de executar os golpes, parecia fazer com que tudo fosse fácil.

Ninguém passa incólume por tantos anos praticando um esporte de altíssimo rendimento sem deixar marcas profundas e também sem levar lembranças maravilhosas de tantas dores e tantos prazeres vividos ao longo da sua jornada profissional. Chora Federer, chora. Você merece.

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>O dia que Roger Federer Chorou</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>O dia que Roger Federer Chorou</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>O dia que Roger Federer Chorou</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo