BENEFÍCIOS

PIS 2023 – Como consultar

PIS 2023 - Como Consultar

O primeiro passo para conseguir consultar o PIS e/ou PASEP é estar de posse do número de identificação do mesmo. Todo trabalhador que já teve sua carteira assinada obedece às regras da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho e, portanto, possui um número de PIS e/ou PASEP.

Caso você não saiba onde encontrar o número do seu PIS e/ou PASEP, é possível encontrá-lo no seu extrato do FGTS, na sua carteira de trabalho ou dirigindo-se a uma agência da Caixa Econômica Federal com seus respectivos documentos de identificação (RG e CPF).

Uma outra forma de conseguir o número do PIS e/ou PASEP é através do site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Para o caso específico do PIS, vale lembrar que existem outras duas nomenclaturas que correspondem ao mesmo número do PIS. São elas: Número de Identificação Social (NIS) e Número de Identificação do Trabalhador (NIT).

De posse do seu número do PIS e/ou PASEP, a consulta pode ser feita através do aplicativo Caixa Trabalhador, ou no próprio site da CEF – Caixa Econômica Federal usando a opção de consultar pagamento.

Existem ainda outros dois canais de comunicação que podem ser utilizados para realizar a consulta do PIS e/ou PASEP. Através do telefone da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal – CEF ou em algum posto da Superintendência Regional do Trabalho.

O que significa PIS/PASEP?

O PIS – Programa de Integração Social está diretamente relacionado aos trabalhadores da iniciativa privada e tem como objetivo principal financiar o pagamento do Seguro Desemprego.

O PASEP, por sua vez, é uma sigla que, via de regra, costuma vir sempre associada ao PIS. Não sem razão, pois assim como o PIS diz respeito aos trabalhadores da iniciativa privada, o PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público contempla, portanto, os trabalhadores da iniciativa pública.

O objetivo dos dois programas são exatamente os mesmos, porém, a administração do PIS é feita pela Caixa Econômica Federal – CEF , enquanto o PASEP é administrado pelo Banco do Brasil.

Embora criados em contextos completamente diferentes, em 1975 esses dois Programas foram unificados através de uma lei complementar formando então o Fundo PIS/PASEP.

Ganhos da estratégia fotográfica em 2023 dígitos 2023 com uma moeda de dólar em vez de 0 em um fundo amarelo

Fonte da Imagem: FreePikPIS 2023 – Como Consultar

PIS 2023 – Quem tem direito?

Os critérios que determinam se o trabalhador tem ou não direito a receber o PIS 2023 são baseados nas seguintes premissas:

  • Durante o ano de 2021 ter exercido algum tipo de atividade celetista remunerada por pelo menos trinta dias.
  • Estar vinculado ao Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIs e/ou possuir o cadastro do PIS/PASEP há no mínimo cinco anos.
  • Ter tido uma remuneração média de no máximo dois salários mínimos no ano de 2021.
  • Possuir os dados atualizados e informados através da empresa onde trabalha/trabalhou no eSocial ou na Relação Anual de Informações Sociais.

É importante salientar que os quatro critérios listados acima são obrigatórios. Ou seja, se o trabalhador não cumprir pelo menos um desses requisitos, não terá direito a receber o PIS 2023.

Você também pode se interessar pelo seguinte tema: O que é o Auxílio Brasil?

PIS 2023 – Calendário

Com relação ao calendário pelo qual os pagamentos do PIS 2023 será regido, o mesmo terá início em 15 de fevereiro e se prolongará até o dia 28 de dezembro de 2023. As datas de liberação  consideram a data de nascimento do beneficiário.

Portanto, é importante ficar atento a seguinte tabela que apresentaremos abaixo, pois ela toma por base exatamente a data de nascimento, como explicado anteriormente.

Data de liberação Data de Nascimento
15/02/2023 Para os nascidos entre Janeiro e Fevereiro
15/03/2023 Para os nascidos entre Março e Abril
17/04/2023 Para os nascidos entre Maio e Junho
15/05/2023 Para os nascidos entre Julho e Agosto
1506/2023 Para os nascidos entre Setembro e Outubro
17/07/2023 Para os nascidos entre Novembro e Dezembro

O pagamento do PIS 2023 considera para efeito de cálculo do mesmo, a quantidade de meses trabalhados no ano base de 2021. O salário base considerado para o cálculo do referido benefício é o que está em vigor em 2023.

[email]

Considerações Finais (Nossas Impressões Digitais)

A liberação do abono salarial do PIS/PASEP no decorrer dos primeiros seis meses do ano de 2023, sob o ponto de vista econômico é um valor significativo a ser considerado para fazer girar a economia do país.

Estima-se que no ano base de 2021 o Brasil contou com algo em torno de 24 milhões de pessoas que atuaram no mercado de trabalho como celetistas. Portanto, se tomarmos como base o salário mínimo vigente de R$ 1.320,00 serão aproximadamente R$ 31.7 bilhões.  

Para uma economia que atravessa percalços, o PIS 2023 representa um valor significativo, principalmente porque estará em mãos daquela parcela da população economicamente mais fragilizada. Desta forma, é um valor sempre muito bem vindo para suprir o orçamento dos mais carentes.

ESCRITO POR LUIZ JR

VOCÊ ESTÁ AQUI:
EM ALTA
<strong>PIS 2023 – Como consultar</strong>

Como Resolver Problemas Financeiros: Dicas Práticas para Organizar Suas Finanças

Organizar as finanças pessoais pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para quem não tem muito conhecimento ou estudo na área.

Continue lendo

<strong>PIS 2023 – Como consultar</strong>

Empréstimo Pessoal: Guia Completo e Melhores Opções no Brasil

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito oferecida por instituições financeiras que pode ser uma solução prática para quem precisa de dinheiro rápido para diversas finalidades, como quitar dívidas, realizar uma reforma, ou até mesmo investir em um novo negócio.

Continue lendo

<strong>PIS 2023 – Como consultar</strong>

Cartão de Crédito: Programas de Recompensas que Valem a Pena

O mundo dos cartões de crédito oferece uma variedade de programas de recompensas, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. Mas, com tantas opções disponíveis, como saber se um programa realmente vale a pena? Antes de decidir, é importante avaliar alguns fatores: Seus hábitos de consumo: Analise seus gastos mensais para identificar quais categorias […]

Continue lendo